O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Curiosidades


A Estrada de Ferro D. Pedro II...
A Estrada de Ferro D. Pedro II, que originou a Estrada de Ferro Central do Brasil, foi construída em 1855.

O primeiro trem puxado por uma locomotiva elétrica...
Em 1895, num túnel de 5.600 metros, que fica embaixo da cidade de Baltimore (Estados Unidos), passou o primeiro trem puxado por uma locomotiva elétrica. Era da empresa Baltimore and Ohio Railroad.

A ferrovia mais extensa do mundo...
A ferrovia Transiberiana, construída entre 1891 e 1916, com 9 mil quilômetros, é a mais extensa do mundo.

A primeira ferrovia pública do mundo...
Em 1825, o inglês George Stephenson construiu a primeira ferrovia pública do mundo. Foram 32 quilômetros ligando Stockton e Darlington, e os trens de carga tinham horários regulares. Cinco anos depois, Stephenson criou outra ferrovia: ligava Liverpool a Manchester. Os 48 quilômetros eram para trens de passageiros.

Os primeiros trilhos...
Os primeiros trilhos utilizados para transporte conhecidos são do século XVI. Feitos de madeira e montados nas minas de carvão e ferro em alguns países da Europa, eram puxados ou por homens ou por animais. Quando o inventor inglês Richard Trevithick criou a máquina a vapor, a tração animal foi deixada de lado. Em 1804, um modelo dessa máquina foi colocado sobre rodas em trilhos e puxou um vagão com 9 toneladas de carvão por 15 quilômetros.

A primeira linha ferroviária do Brasil...
O sucesso da ligação ferroviária entre Liverpool e Manchester, na Inglaterra, em 1830, despertou o interesse do governo imperial brasileiro que, por meio do então regente Diogo Antonio Feijó, sancionou a Lei Geral nº. 101, de 31 de outubro de 1835, concedendo carta de privilégio a uma ou mais companhias para construir estradas de ferro. Estas deveriam ligar a capital do País, Rio de Janeiro, às províncias (atuais Estados) de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Após várias tentativas, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, celebrou contrato, no ano de 1852. Em 30 de abril de 1854, foi inaugurada a primeira linha ferroviária do Brasil, ligando o Porto de Mauá (Baía da Guanabara) a Petrópolis, na Vila do Fragoso. Com 14,5 km de extensão, puxado pela locomotiva "Baronesa", o primeiro trem a circular no Brasil fazia a ligação entre a capital e Petrópolis, cidade serrana onde a corte despachava no verão e para onde convergia a nobreza carioca.

A malha ferroviária brasileira...
O Brasil possui uma malha ferroviária de 29.283 km, dentre linhas principais e ramais. Motivos da baixa velocidade dos trens no Brasil...

A menor estrada de ferro do mundo...
A menor estrada de ferro do mundo está localizada no Vaticano, com apenas 862 metros.

A maior locomotiva a vapor já construída...
A maior locomotiva a vapor já construída foram as 5 Big Boys, nos anos 40, para a Union Pacific Railroad. Tinham 40 metros de comprimento, 3 metros de largura e 5 metros de altura. Pesavam cerca de 600 toneladas. Puxaram até 4.000 toneladas nas Montanhas Rochosas nos EUA.

O trem mais veloz do mundo...
O Maglev no Japão, sustentado por levitação magnética, é o trem mais veloz do mundo, atingindo 581 km/h. Num futuro muito breve acredita-se que esses trens atingirão velocidades de 800 km/h!
Notícias
Webmail


Parceiros
© APFB - Associação de Preservação Ferroviária Brotense. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Adriano Crivelari